Menu
Compartilhar no Facebook

Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Após uma brincadeira no twitter, entramos em uma conversa sobre quais seriam os melhores desenhos criados e exibidos na década de 90. Todos começaram a discutir as animações que marcaram a infância e acabamos tendo uma lista grande de sugestões. Para fazer este post, os seguidores do @Uhull no twitter realizaram uma votação para escolher os 10 melhores desenhos dos anos 90. A lista possuia 20 desenhos criados/exibidos na época, os 10 mais votados foram:

10 – O Laboratório de Dexter

laboratoriodexter Os 10 melhores desenhos dos anos 90

O Laboratório de Dexter (Dexter’s Laboratory, no original) é uma série de desenho animado criada pelo cartunista russo-americano Genndy Tartakovsky e produzido, em suas primeiras temporadas, pelo estúdio americano Hanna-Barbera para o canal pago Cartoon Network. O episódio piloto foi exibido pela primeira vez no programa What-A-Cartoon! (no Brasil, foi rebatizado pelo canal como Desenhos Incríveis) que mostrava vários curtas animados, e depois acabou se tornando uma série. Trata-se de um desenho cujo foco é um menino gênio chamado Dexter, que possui um imenso laboratório secreto conectado a seu quarto. O garoto está constantemente em conflito com sua endiabrada irmã mais velha, Dee Dee.

Veja mais na continuação

9 – South Park

southpark Os 10 melhores desenhos dos anos 90

South Park é um desenho animado cuja essência é a crítica à sociedade norte-americana. O desenho foi criado por Matt Stone e Trey Parker e desde seu início, em 1997, é exibido pelo canal de televisão estadunidense Comedy Central. A série se passa na pequena e gelada cidade fictícia de South Park, Colorado, e é estrelada por quatro garotos que falam palavrões a todo momento. São eles: Eric Cartman, Stan Marsh, Kenny McCormick e Kyle Broflovski. Desde o dia em que foi estreado, em 13 de agosto de 1997, o desenho exibiu 202 episódios, em 14 temporadas. A décima terceira temporada começou a ser exibida em 11 de março de 2009. O desenho está contratado para produzir novos episódios até a décima quinta temporada, em 2011.

8 – Coragem, o cão covarde

coragem Os 10 melhores desenhos dos anos 90

O desenho conta a história de um cachorro chamado Coragem e seus donos, Muriel Bagge, uma típica senhora escocesa, e Eustácio Bagge, um fazendeiro mal-humorado, que vivem juntos em uma fazenda localizada no meio da cidade deserta e fictícia de Lugar Nenhum, no Kansas (Eventualmente chamado de Lugar Nenhum). Eles moram em uma pequena casa, onde acontecem aparições de monstros, fantasmas e outras criaturas. Eustácio odeia muito Coragem, e sempre está o assustando, mas Muriel o ama muito e Coragem sempre a salva dos perigos que acontecem.

7 – Pokémon

pokemon Os 10 melhores desenhos dos anos 90

O anime conta a história do garoto Ash Ketchum, um garoto decidido a tornar-se o maior Mestre Pokémon de todos os tempos sendo reconhecido no mundo todo. Para poder iniciar sua jornada, acaba ganhando um Pikachu que odeia ficar dentro de Pokébolas e por isso segue viagem no ombro de seu treinador. Em sua jornada, Ash conhece duas pessoas que o acompanham: uma delas é Misty, uma garota que teve sua bicicleta destruída por Pikachu e passa a viajar com Ash para fazê-lo pagar por ela, e Brock, ex-líder de gínasio e um criador de Pokémon, que flerta com todas as mulheres. Ash e seus amigos sempre são perseguidos pela Equipe Rocket, formada por Jessie, James e Meowth, que a toda hora tentam derrotar e capturar Pikachu, sempre falhando.

6 – Timão e Pumba

timaopumba Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Timão e Pumba são dois personagens do filme O Rei Leão que continuaram fazendo muito sucesso após o término do filme. Exibido na década de 90, o desenho mostrava as confusões da dupla. Timão é um suricata egoísta e ganancioso que foi expulso de sua colônia, Pumba é um facochero (espécie de javali) que não tem amigos devido ao seu “cheiro natural”. Com a frase “Hakuna Matata”, eles esquecem o passado e vivem sem preocupações sós na floresta, metendo-se em confusões e comendo insetos (lanche preferido dos dois).

5 – Pinky e Cérebro

pinkycerebro Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Pinky and the Brain (no Brasil, Pinky e o Cérebro), são personagens de uma série americana animada de televisão. São dois ratos brancos típicos de laboratório que utilizam os Laboratórios Acme como base para seus planos mirabolantes para dominar o mundo (sob razão nunca revelada). Cada episódio é caracterizado (tanto no início quanto no final) pela famosa tirada onde Pinky pergunta: “Cérebro, o que faremos amanhã a noite?” e Cérebro responde: “A mesma coisa que fazemos todas as noites, Pinky… Tentar conquistar o mundo!”

4 – O Fantástico Mundo do Bobby

bobby Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Bobby’s World ou O Fantástico Mundo de Bobby (em português) é uma série de desenhos animados que conta as aventuras cotidianas do pequeno Bobby e da sua família. Um toque especial é dado pela presença do tio de Bobby, Ted, com suas camisas coloridas e seu cachorro Roger. Além dos personagens animados, o desenho trazia um personagem humano (o ator e comediante Howie Mandel) que aparecia ao início e final de cada episódio, comentando-o e trazendo algum tipo de lição. O pequeno Bob pilotava o seu triciclo aprendia a desvendar o mundo, valendo-se da sua extraordinária imaginação.

3 – Os Cavaleiros do Zodíaco

cavaleiros Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Saint Seiya conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra. A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada.

2 – Doug

doug Os 10 melhores desenhos dos anos 90

Doug é uma série animada americana do canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado, Doug Got a New Pair of Shoes, do artista e criador da série Jim Jinkins (mesmo criador de Pinky Dinky Doo) e do escritor Joe Aaron. A série estreou no Nickelodeon em 1991, ficando no ar até 1994. No Brasil, essa fase inicial foi exibida na TV Cultura e SBT, posteriormente, e na Band, dentro do programa PicNick Band. Em 6 de abril de 2009, a TV Cultura volta a exibir a primeira fase, em dois horários: 13h30 e 17h30. Esses episódios foram produzidos entre 1991 até o início de 1995, com 3 episódios não-citados. Em 1996, a Disney produziu novos episódios, dando continuidade aos produzidos pela Jumbo Pictures. Foram exibidos nos Estados Unidos no canal ABC de 1996 até 1999. Essa segunda fase foi exibida no Brasil pelo Disney Channel e pelo SBT.

1 – Os Simpsons

os simpsons Os 10 melhores desenhos dos anos 90

The Simpsons é uma sitcom animado norte-americana criada por Matt Groening para a FOX. A série é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família de mesmo nome, que consiste de Homer Jay Simpson, Marjorie “Marge” Simpson, Bartholomew “Bart” Simpson, Elisabeth “Lisa” Simpson e Margareth “Maggie” Simpson. A série se passa na cidade de Springfield e satiriza a cultura e a sociedade norte-americana, a televisão e vários aspectos da condição humana. Desde sua estreia, o programa já exibiu mais de 470 episódios; a vigésima primeira temporada começou a ser exibida no Brasil em 11 de abril de 2010. O filme do seriado foi lançado em 26 e 27 de julho de 2007 e arrecadou mais de meio bilhão de dólares em todo o mundo.

Faltou algum? Faltou! Mas esses foram os sugeridos e mais votados pelos seguidores.
Obrigado a todos que participaram e colaboraram com este post. Em breve faremos outro post nesse estilo e queremos contar com vocês novamente.

Siga o Uhull no Twitter

Vejamais Os 10 melhores desenhos dos anos 90

  
  
  

Comentários