Menu
Compartilhar no Facebook

Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho

Diz a sabedoria popular que só temos uma vida completa quando plantamos uma árvore, escrevemos um livro e temos um filho. Eu acho que é justamente o contrário.

Diz a sabedoria popular que um homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho.

O lance é que, principalmente hoje em dia, plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho não requer nenhuma habilidade especial. Para falar a verdade, dá muito mais trabalho derrubar uma árvore, ler um livro e evitar ter filhos. Essas é que deveriam ser consideradas as verdadeiras realizações de uma vida.

Plantar uma árvore é de longe a mais fácil das tarefas, até passarinho faz. Aliás, faz cagando. Mas quem mora em uma cidade grande sabe como é difícil derrubar uma árvore. Já é difícil até encontrar alguma árvore para ser derrubada. E quando você consegue uma árvore para derrubar, como no caso da mangueira que estava bem no local onde meus vizinhos queriam construir uma piscina, vi que é preciso esperar semanas por um processo altamente burocrático na prefeitura. E eles ainda tiveram que contratar uma equipe especializada. E depois cortar tudo em toquinhos pequenos, pro caminhão de entulho levar. Deu para sentir o trabalho? Bem mais complicado do que comer uma manga e enterrar o caroço.

E escrever um livro? Convenhamos: qualquer babaca pode fazer isso. Eu fiz, ora bolas! E para isso só precisei relatar o que me aconteceu em uma semana de viagem ao Piauí. Tem mamata mais fácil? Pior que tem! E eu conheço nego que nem precisou “escrever” um livro para “ser autor” de um livro. Dois anos fazendo um blog com “piadinhas de Photoshop”, uma compilação dos melhores momentos em cerca de 70 páginas e pronto! Um livro! Com ISBN e tudo!

Agora, ler um livro… Ah meu amigo, isso não é mole. Eu não estou falando sobre simplesmente ler a sequência de palavras que formam frases, as frases que formam parágrafos e os parágrafos que formam capítulos e os capítulos que formam um livro. Isso qualquer um faz. Refiro-me a entender plenamente o sentido de tudo que foi ali escrito. Cara, dá um trabalho… Para vocês terem uma ideia, eu me meti a ler “O Capital”, de Marx, quando estava na oitava série. Não entendi lhufas (mas na época achei que entendi algo). Cinco anos de intensos estudos depois (tá, nem tão intensos assim), voltei a ler o mesmo livro na faculdade. Que diferença! E mesmo assim passei em Economia Política II cravado, com 6. Eu me eduquei anos e estudei a porra do livro durante um semestre inteiro: passei com um medíocre 6. Já para escrever o meu livro, demorei menos de 3 meses. E, se me perguntassem, afirmaria que prefiro escrever outro a encarar mais um período de ECOPOL II naquele manicômio.

Os filhos nem discuto. Olha para a fila da farmácia e veja quantas pessoas estão comprando camisinhas, pílulas, diafragmas e etc. Depois veja quantos estão comprando hormônios de fertilidade. Manter uma vida sexual ativa e garantir que você não está fabricando um herdeiro é, de longe, a tarefa mais difícil das três. São bilhões de espermatozoides tentando a vida e você tem que se certificar que absolutamente nenhum vai conseguir cumprir a sua missão. E não existe criatura mais tenaz do que um espermatozoide. Garanto que quando você goza no chuveiro, seus espermatozoides nadam o sistema de esgoto inteiro procurando qualquer coisa para fecundar. Eles sabem que estão no lugar errado, mas não perdem a esperança e continuam nadando, tentando a sorte.

Uma vida verdadeiramente realizada não é para qualquer um. Praticamente para ninguém. Mas me lembrei agora do “Contador”, um amigo de faculdade que tirou 10 em ECOPOL II (e em todas as outras matérias). Esse está no caminho certo para ter uma vida completa. Acho que o mais difícil mesmo vai ser a árvore, já que evitar filhos não é um grande problema para quem perde uma noite de sexta tentando entender o que Marx escreveu naquela merda de livro.

Autor MrManson do Cocadaboa

  • Comentários

    • http://www.taquiteutroco.com.br Ov3rk1ll

      quem foi o autor do texto?
      sinceramente, verdade
      isso ai e puro realismo
      mto bom o texto

      falo :D

    • http://www.uhull.com.br Simão

      tu leu até o fim?

    • Cris De Bona

      Eu Li,

      esperando baixa o xampp aki na faculdade.
      Bem se v q teu tcc ta no fim, ta procurando até saber o
      verdadeiro sentido da vida… rsrrs
      E pode crer, em nenhum lugar vc vai ver tcc incluido!

    • http://www.taquiteutroco.com.br Ov3rk1ll

      hhhuhaa
      mas li sim
      ateh o final hehe
      falow

    • joao pedro farias monteiro

      uma lastima!
      é óbvio que nem de longe é tão facil assim escrever um livro…
      deve c por isso q eu nunca ouvi falar desse teu tal livro aí do Piauí… num deve ter nada q preste…

      afff

    • Wagner

      Meu amigo, tá na hora de você rever muita coisa que aprendeu.. Se é que eu posso chamar isso de aprendizado. Hehe!!

    • Jurandy Moraes

      Tem alguma de errada com o seu entendimento rapaz.

      eu entendo essa sabedoria popular de outra forma veja: plantar a árvore: significa que devemos preservar a natureza; escrever um livro: que devemos passar nossos conhecimentos adiante; ter um filho: que devemos perpetuar a espécie.
      Talvez desta forma vc agora ache que não é o contrário.

      Cuidado com as interpretações literais.

      abç

    • juliane

      pow esse cara deve ser é esteril, que não quer nem ter filho, ou então não deve exitir nenhuma mulher interessada nele!!!! hauahauahuahaua
      sinceramente

    • http://12354 bbb

      ooooooooo

    • walberoliveira@ibest.com.br

      POR CERTO,VC TIRA UM SARRO DO QUE FOI ESCRITO POR RUI BARBOSA,HUMOR LEGAL,PORÉM SE VC FALA SÉRIO,LAMENTO POR VC.TORÇO QUE TENHA SIDO SEU LADO HUMORÍSTICO,ABS

    • larissa-226@hotmail.com

      Quem escreveu isso é muito bobão e quer chamar a atenção. E conseguiu já que eu estou aqui cometando o texto mais bobo que já li. Será que não percebe vc que esse dito refere-se sobre a importancia de ter objetivos na vida e realizá-los. O ser humano não pode apenas passar pela vida ele deve ter objetivos mesmo que seja somente plantar uma árvore, ou algo mais complicado como escrever um livro ou algo mais complicado ainda como ter um filho. Porque meu amigo se você acha que evitar um filho é mais difícil que criá-lo você concerteza não deve ser pai ainda. Saiba que quando vc se tornar pai você provavelmente viverá para seu filho, pensará nele e se preocupará com ele até o último minuto da sua vida. Seu dia e cada atitude da sua vida será organizada de modo que ele esteja presente. ter um filho é muito muito mais difícil que evitá-lo, ou você acha que um filho nasce e se cria sozinho com plena autonomia sem o apoio do pai da mão. Acho que você deve rever seus objetivos de vida.

    • Cajango

      Tremendo dum frustrado du caralho…
      num tem o que fazer vai platar batata meu amigo

    • http://www.cineruina.blogspot.com Cleidson

      A frase se trata de adquirir sabedoria através do conhecimente não é uma frase pra se levar tão ao pé da letra…vc realmente escreveu um texto notável, mas seus argumentos são superficiais! Pobre mortal.

    • André Marci Pedroso

      pqp nunca vi tanta gente perde o tempo com uma opinia nada construtiva portanto levando em conta a opiniao vista pelos demais eu perdi o meu tempo tbm

      prefiro levar a minha filosifia de vida !!!

    • http://twitter.com/marialuisac Maria Luisa

      Realmente, temos que dar os parabéns ao autor do texto por conseguir chamar atenção com um lixo desses. Até tinha começado a escrever mais aqui, mas apaguei porque não vale a pena perder tempo com essa merda aí.

      Muito bom, hein campeão! Vai muito longe na vida pensando assim.

    • mwmendonca@yahoo.com.br

      Meu amigo, vá rever seus objetivos de vida…
      Meus parabéns, você sabe como atrair as pessoas…convenhamos vc tem uma habilidade muito boa.

    • leila mmotta

      na verdade temos que respeitar a opinião de cada um,
      gostei do texto,bem humoristico,

    • Inêz

      Cara, você é um babaca!!! É um deficiente civil morto!!! Como pode escrever uma idiotice dessas e compartilhar com as pessoas que realmente querem fazer algo de bom neste mundo? Se na sua opinião é mais facil construir uma piscina e cortar uma bela mangueira é trabalhoso, pense, seu babaca, quanto tempo ela demorou para crescer, florescer e dar seu fruto para um idiota como você fartar sua fome. Você não deve comer frutos nenhum né? Aliás, não só frutas, como verduras e vegetais. Não percebeu ainda que plantar uma árvore é mantar a própria sobrevivência? Prova disso são as causas do aquecimento global que gera um efeito cascata de catástrofes. Você deve ser um dos “filhos da mãe” que desmata imensas áreas verdes só porque a árvore te incomoda. Não descobriu ainda, que há várias piscinas naturais em nossa vasta natureza que ainda sobrou, livre de babacas como você. Você deve ser um egoísta imenso, um ser frustrado, e lamento que a sociedade tenha que conviver com pessoas como você. São os indivíduos como você que atrasa a evolução da humanidade. Você só está escrevendo essa idiotice, seu babaca, porque alguém um dia se interessou em escrever um livro (bom), e pessoas lutaram e morreram para você se tornar um indivíduo letrado. Pena que você é um ser limitado. Certamente seu tcc servirá pra alguém limpar-se no banheiro.
      Quanto a ter filhos, tem razão, você jamais deve perpetuar sua espécie, aliás, sua mãe deveria ter evitado colocar uma pessoa no mundo que é um atraso de vida para a humanidade.

    • http://escreverumlivro.com/ Escrever um Livro

      O Post está muito interessante!

    • http://geailsonjus@blogspot.com geailson

      Cara, sinceramente, a única árvore que você plantou deve ter sido no colheita feliz.

    • joelma

      Eu vou continuar com a frase antiga—–plante uma arvore,escreva um livro e tenha um filho.
      E essas tres coisas nao sao nd faceis de fazer.
      Nao devemos plantar qualquer arvore,nao devemos escrever qualquer coisa e qt a um filho?Eu acho q esse é o mais difícil de fazer.Encontrar um alguem hoje em dia p/isso esta muito difícil.

    • joelma

      se vc acha facil escrever um livro—–se for essa bobagem q vc escreveu.De fato deve ser muito bom mesmo.kkkkkkkk

    • http://www.xr.pro.br Marcus Valerio XR

      Absolutamente GENIAL!!!

      Meus parabéns!

    • http://www.xr.pro.br Marcus Valerio XR

      Não havia lido os comentários, e agora vejo o quanto o autor foi mal interpretado, assim como a própria frase em si, o é.
      Ora, parece que ninguém entende a sutileza de “Plantar uma Árvora, Escrever um Livro e Ter um Filho”. Mas é simples, e a resposta está nos LIVROS, que são feitos de ÁRVORES, e são feitos para as PESSOAS!

      Isso significa que o objetivo é nada menos que perpetuar o conhecimento, que exige uma base material para se transmitir, o papel das árvores, mas só existe de fato nas mentes da pessoas. No fundo, é tudo uma coisa só, e nada representa melhor os interesses do comportamento Memético.

    • Rodrigo Gonczarowska

      Ainda bem que não estamos na Venezuela, Irã ou Idade Média, tamanha a intolerância dos críticos do texto, pois uma coisa é democraticamente criticar a idéia do autor e outra é atingir sua dignidade pessoal.

      Prefiro mil vezes a companhia de um analfabeto flexível do que um intelectual inteligente, brilhante e rígido.

    • Roberta

      Meu Deuuus, eu tive medo de terminar de ler isso!
      Que horror.. que interpretação é essa?!
      Nunca passaste pela tua cabeça que quando se diz que devemos plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho, significa que o homem deve contribuir com o ambiente, com o conhecimento e com a humanidade?!
      E, tu realmente achas que, quem faz isso não precisa de nenhuma habilidade especial?!
      Acho que deves refletir melhor, ainda mais, fazendo parte deste mundo!

      ;)

    • M@X

      Concordo com o Sr. Rodrigo Gonczarowska!!!

    • jose henrique

      muito bom o texto cara. Aqueles que não gostaram da linguagem utilizada tem mais problemas com a realidade e consigo mesmo do que com o texto…

    • Maria

      Que cabeça oca!!

    • Maria

      “Plantar uma árvore é de longe a mais fácil das tarefas, até passarinho faz. Aliás, faz cagando. Mas quem mora em uma cidade grande sabe como é difícil derrubar uma árvore.”
      Você não tem mesmo noção de nada!! De que serve derrubar/matar uma árvore, oh otário? Não percebes o bem que traz plantar/cuidar duma? Que Deus te ajude!!

    • carolzita!

      o texte ficou muito bom porém não concordo, pois cada pedaço dessa frase tem um sentido, planta uma árvore, fazer um filho e escrever um livro….vc estara deixando um pedaço seu… marcado na história… então quem escreveu esse texto (sem rempreder ninguem pois todos temos os livre arbítrio de expor as ideias) e um ignorante e otario!

    • Bruno

      Logo vi (li) que o autor não entendeu o verdadeiro significado da máxima citada. Que é o legado que alguém pode deixar. Uma vida verdadeira, em termos de significado, é aquela em que o indivíduo, acima de tudo, busca por si respostas para suas dúvidas e deixa-as como obras da conquista humana para que outros compartilhem delas. O que a máxima quer dizer é: Mesmo que sejam coisas simples, deixe algo de bom para o próximo. Que, na maioria das vezes, é seu filho.
      Obrigado por ler. Até mais.

    • Euzinho

      Esquenta não cara seu post esta ótimo, os comentários negativos são de pessoas que só sabem olhar na direção que lhes ensinaram.

    • Euzinho

      Ia esquecendo, mas os negativos nunca deixarão nada, o pensamento deles é o mesmo, basta ler um os outros se repetem.

    • Fulana de Tal

      Mais importante que ter uma opinião crítica é defender esta. Portanto, nunca deixe, e isso serve para qualquer um, de acreditar no que você pensa, mesmo que alguns discordem. Cada um com seu umbigo.

    • http://www.uhull.com.br/05/21/plantar-uma-arvore-escrever-um-livro-e-ter-um-filho/ Aninha

      Gente, cada um tem sua opinião, a aí vai a minha:
      Eu não concordo com o autor, e vc Euzinho, esta errado, pois é com as opiniões negativas que se constroí um mundo melhor.
      Eu axo q o autor nem paro pra refletir na frase, mas ele escreveu de uma forma bem legal, ta de parabéns, mas….A falata de interpretação dele, fez com que o “texto” se torna-se um coisa desagradável de ler….

    • http://www.metanoiacruz.blogspot.com Carlos

      Caraca!
      O cara certamente queria escrever algo bobo e chamar a atenção com o texto, e foi bem sucedido. Não acho que deveriam escaldar o cara, pois, derrepente, ele não entendeu mesmo o real significado do referido “dito popular” (o que eu duvido).

      Gostei do artigo. acho que nem sempre temos que ser politicamente corretos e pensar igual aos demais, mesmo que concordemos com tal enunciado, vale a pena pensar um pouquinho, mesmo que nem seja para desconstruir, mas no minimo para fazer refletir de forma diferente por alguns momentos (coisa que ele consegiu com um texto bem interessante).

      Abraço!

    • http://pulse.yahoo.com/_QW2HSX7JDWWTQTVCF6CWNVEX3E Eumsm Rapanego

      vc realmente é um retardado mental (claro que seria difícil ser um retardado do dedão do pé, mas é melhor eu esplicar caso vc não entenda).
      não me leve a mal, no entanto o sua critica sobre a sociedade não está está objetiva. Concertesa vc entende o que siguinifica na verdade escrever um livro, plantar uma arvore e ter um filho, mas caso isso não fica nem um pouco explicito em seu comentario, como se vc não entendece o que realmente significa.
      Escrever um livro, referece a pesquisar e planejar algo, “um plano?” (zuera), que possa ajudar a sociedade em seu futuro, e não escrever um mente de bobagens para apenas receber dinheiro; pois como sabemos os produtos são feitos sobmedida aos compradores (ex: como tem muitos idiotas que adoram ver desocupados não fazendo absolutamente nada, então temos muitos realitis na tv).
      segundo ponto plantar uma arvore, seria a consientização do reflorestamento e de que o meio em que vivemos está sendo FUDIDO por todos nós; “inclusive por mim”.
      e o ultimo ponto ter um filho, não se refere a fabricação e sim a criação de um, como educar, sustentar e tals; então meu amigo, não leve a mau o que lhe digo, mas acho que vc levou muito ao pé da letra oconseito popular do que escreveu.
      isso é apenas minha opinião e sobre o retardado escrito no inicio do texto, foi só pra te dar algum motivo pra ler toda essa baboseira que eu escrevi e depois tentar retruca-la, t+ fera, fuiz

    • http://pulse.yahoo.com/_J4SWZAYLF5VGEVUFYQK2G775UI Azerty

      ahaha pode ter levado ao pé da letra, mas se não fosse assim, não tería a mínima graça. texto para quem tem um ótimo senso de humor hahaha valew!

    • http://www.facebook.com/sx.slex Alexandre Villela Brandao Slex

      explicar e com X

    • http://twitter.com/lucianoturner luciano

      Acho que ler e entender um livro é mais substancial do que escrever.
      Árvore deveria ser dita no plural.
      Filho= adota-los, e jamais ter um; pois há tantos esperando por adoção.
      Luciano Turner (PoA) RS. BR

    • amanda nunes

      Meu querido, deixe de ser fútil… num mundo com tantas poucas árvores (por habitantes, metros quadrados e tals….) plantar uma árvore (e não só plantar, mas cuidar dela!) não é algo tão simples quanto vc tenta demonstrar!….
      Acho que quem consegue plantar (e cuidar, e até faço um desafio: o de ver esta árvore crescer! É digno de congratulações!!!) é digno de considerações!
      Escrever um livro pode ser fácil, como vc diz, desde que seja por qualquer boçal… Viver td mundo vive (sobrevive), mas coisas boas… nem todos conseguem transmitir….
      Concordo contigo qdo diz que deve-se adotar filhos… Mas ter um filho não pressupõe-se, necessariamente, gerar um filho, pois assim como as árvores o negócio msm é CUIDAR!!! Um filho requer dedicação e amor (muito mais que uma árvore…) e é ai que está a mágica da coisa…
      Se fosse fácil, não seria pra qualquer um, e se serve para qualquer um, quem disse que está sendo fácil……………..
      Fica bem!!!

    • Fernanda Lima

      Acho o muito interessante esse dizer que na vida temos que palntar uma arvore, ter um filho e escrever um livro, pois são coisas que vão ficar para depois que partimos dessa para melhor, falo isso pois hoje vejo a necessidade de ter algo escrito por meu pai que faleceu, e só temos agendas, assinaturas e os documentos que ficaram não temos nada de sentimentos de que ele viveu. Quando eu digo escrever um livro não quer dizer que tem que ser iditado mais um livro que ficará com os familiares não vi sentimento nenhum nesse seu post e sim uma pessoa que não parou pra pensar que a vida vai muito além de tudo que vc escreveu.

    • Fernanda Lima

      Acho o muito interessante esse dizer que na vida temos que palntar uma arvore, ter um filho e escrever um livro, pois são coisas que vão ficar para depois que partimos dessa para melhor, falo isso pois hoje vejo a necessidade de ter algo escrito por meu pai que faleceu, e só temos agendas, assinaturas e os documentos que ficaram não temos nada de sentimentos de que ele viveu. Quando eu digo escrever um livro não quer dizer que tem que ser iditado mais um livro que ficará com os familiares não vi sentimento nenhum nesse seu post e sim uma pessoa que não parou pra pensar que a vida vai muito além de tudo que vc escreveu.

    • Anônimo

      Voce é um idiota, macaco Simão!

    • http://www.facebook.com/people/Ive-Anne/100000601639356 Ive Anne

      não vou falar do conteúdo de seu texto, mas achei que você escreve muto bem, e expõe seu ponto de vista clara e objetiva.

    • http://www.facebook.com/people/Ive-Anne/100000601639356 Ive Anne

      não vou falar do conteúdo de seu texto, mas achei que você escreve muto bem, e expõe seu ponto de vista clara e objetiva.

    • http://www.facebook.com/people/Ive-Anne/100000601639356 Ive Anne

      não vou falar do conteúdo de seu texto, mas achei que você escreve muto bem, e expõe seu ponto de vista clara e objetiva.

    • Flavia

      Achei muito feio vc dizer que qualquer babaca pode escrever um livro… Tente vc, duvido que saia algo que preste, já que nem seu texto convenceu! Qualquer babaca pode e’ ter um filho… Quero ver esse babaca fazer desse filho alguém tão sensível que consiga escrever um livro que valha a pena ler

    • Fernando Nogueira

      Dá pra perceber que o autor dessa matéria não entendeu o significado de ser um homem.
      A árvore significa o amor que ele plantou com a pessoa amada, o livro é a história de amor dos dois, e o filho é o fruto desse amor.

    • Guest

      Blá Blá Blá da felicidade alheia. Um homem só é completo quando entende que ele se basta para ser feliz. Se tiver um filho, plantar uma árvore ou escrever um livro, continuará se bastando.

      Sabe o que faz um homem ser realmente completo? CONTROLE DA PRÓPRIA VIDA.