Menu
Compartilhar no Facebook

35 verdades sobre o Brasil, pelos olhos de um Turista

O mundo está de olho no Brasil, o país não é mais visto como um lugar pobre, e sim, uma nova potência. Com isso, várias pessoas começam a se interessar pelo turismo e isso aumenta a procura de informações sobre o nosso querido Brasil.

O fato é que alguns turistas, após visitarem, querem comentar sobre a viagem com outras pessoas em seu país origem. Entre várias verdades que falam lá fora, essa lista mostra 35 que são bem populares, veja na continuação

  1. No Brasil, ninguém nunca chega na hora certa, se você marcar as 18:00 com alguém, pode ter certeza que ele vai chegar lá pelas sete e meia e vai culpar o trânsito. A novela das 7 começa as 8 e das oito começa as 9, tudo sempre começa com no mínimo 10-15 minutos de atraso.
  2. Ninguém paga em dinheiro, quase todo mundo prefere usar cartões de crédito e de débito. Mas se você decidir pagar em dinheiro, esteja preparado para o fato de que nunca têm troco e vai ficar sem alguns centavos ou/e receberá em balas.
  3. Os moradores da maior cidade do país, São Paulo, gastam ao menos 2 a 3 horas em um trânsito horrível e alguns tem mais de um carro para burlar o rodízio de placas.
  4. Os brasileiros adoram usar um chinelo de borracha chamado Havaianas. Mesmo em restaurantes caros e boates podem ser encontrados nos pés das pessoas.
  5. O guaraná (um refrigerante local feito do fruto do guaraná da Amazônia) é mais popular que e Coca-Cola.
  6. O cumprimento “Como está você?” deve ser sempre respondido com “Tudo bem, e você?”, mesmo se o dia não estiver sendo nada bom. Por pior que seja só responda: “Beleza!”.
  7. Você não vai encontrar macacos nas ruas brasileiras, como na maior parte do mundo eles podem ser somente vistos em zoológicos.
  8. As ruas são muito perigosas, por isso nunca se arrisque a andar em becos escuros. Nem deixe as crianças caminharem sozinhas nas calçadas.
  9. Todos, mesmo os muito pobres, sempre tem alguém em casa que faz a faxina e prepara as refeições.
  10. Nas casas é muito difícil encontrar um tapete no chão e papel de parede nas paredes. Tapetes nas paredes, é claro, mais difícil ainda.
  11. A alimentação diária do brasileiro não é muito variada: arroz, batata frita, feijão cozido, salada e carne assada duas vezes por dia todos os dias.
  12. Nas ruas de todas as cidades sempre encontramos um monte de mendigos e vagabundos, inclusive de jovens saudáveis que não sentem nenhuma vergonha de praticar ato tão vergonhoso.
  13. Os brasileiros são pessoas muito falantes, alegres e sociáveis; falam pelos cotovelos com qualquer um, inclusive desconhecidos, em lojas e transportes públicos, com ou sem motivo aparente.
  14. Os brasileiros adoram cerveja e cachaça (vodka de cana-de-açúcar).
  15. Os preços de todos os produtos importados no Brasil é de 2 a 3 vezes maior do que em todos os outros países, um verdadeiro roubo, porque o governo cobra entre 70% – 100% sobre todas as mercadorias importadas.
  16. O Brasil ainda tem 10% de pessoas que não sabem ler e escrever, e cerca de 30% da população são analfabetos funcionais (não conseguem entender a informação que leem).
  17. Os brasileiros gostam de tomar café a qualquer hora do dia e da noite, até mesmo crianças pequenas podem beber o café desde a mais tenra idade.
  18. Todos os doces no Brasil, são 2 ou 3 vezes mais doces que aqueles que estamos acostumados.
  19. As atividades favoritas do brasileiro padrão são: assistir o futebol com os amigos, tomando cerveja; churrasco no domingo regado a muita cerveja; sol e praia com mais um monte de cerveja.
  20. O feriado mais importantes do ano é o Natal. Ano novo não é particularmente acentuado.
  21. A maioria dos brasileiros são católicos, cerca de 70% da população, vão a missa uma vez por semana para falar mal da vida uns dos outros.
  22. O café da manhã tradicional brasileiro é o pão com manteiga ou com uma fatia de queijo e presunto e uma xícara de café ou café com leite.
  23. Os brasileiros não gostam muito de carne de porco, não por causa de crenças religiosas, mas porque erroneamente acham que é pesada, difícil de digerir e que pode causar algum tipo de doença.
  24. No sul do Brasil, há uma espécie de colônia europeia de loiros de olhos azuis. Nem todos os brasileiros tem cabelos escuros e pele bronzeada ou escura.
  25. A parte mais cobiçada do corpo feminino no Brasil é a bunda. Quanto maior, melhor.
  26. Por causa dos preços elevados, mesmo para produtos de primeira necessidade, alguns brasileiros fazem compras com cartão de crédito em parcelas de 2-3 vezes. É muito comum o parcelamento em lojas de departamento que vendem produtos em 6 a 12 vezes.
  27. Falar inglês no Brasil não ajuda em nada, muitas vezes até atrapalha.
  28. Os brasileiros são verdadeiros patriotas que amam seu país maravilhoso abençoado por Deus e bonito por natureza. Camisetas verdes e amarelas e bandeiras do Brasil sempre fazem parte do guarda-roupa de todo brasileiro.
  29. A maioria absoluta dos casais têm filhos, uma média de dois por casamento.
  30. Apesar do grande número de pessoas pobres, problemas sociais, políticos corruptos; os brasileiros são uma das nações mais felizes do planeta.
  31. Durante o carnaval o país inteiro festeja. O carnaval é um feriado nacional.
  32. A maior colônia japonesa fora do Japão está em São Paulo (Bairro da Liberdade).
  33. Os brasileiros são muito temperamentais e ciumentos. Muito ciumentos mesmo, portanto cuidado ao flertar com mulheres acompanhadas!
  34. Os brasileiros são muito ligados às suas famílias e continuam mantendo relações muito fortes com familiares, mesmo distantes (tios, tias, primos e irmãos).
  35. As brasileiras são realmente gostosas.
  • Comentários

    • ricardo chicuta

      A ideia é ótima,mas ficou bem mal escrito.Não dá para saber se são verdades sobre o país ou conselhos para turistas.

    • http://www.facebook.com/dumcrazy Jeferson Silva

      Muito bom 

      35. as brasileiras são mesmo gostosas.
      shusahususasa

    • Rita Sales

      Descordo:
      item 4: aqui faz bastante calor…tem q usar sandália mesmo…e Havainas faz sucesso até em Paris…kkkkkk
      item 8…andar distraido em qq parte do mundo é perigoso! Não só no Brasil..minhas amigas foram roubadas em Paris.
      Item 12 – em Paris também tem mendingos, bebados e drogados e pessoas saudáveis pedindo esmola nas estações de metro…e dentro do metro… e colocam até os filhos pqnos para pedir também…olha o exemplo!
      item 17 – os franceses e americanos também tomam café a qq hora do dia…vi isso com os meus próprios olhos…
      item 23…carne de porco realmente é forte de pode transmitir doenças! A “Taenia Solium” também chamada de pork tapeworm…
      Sim o Brasil é tudo de bom e mais um pouco…temos verde, água em abundância, a água é gostosa de beber…apesar de algumas cidades terem o trânsito caótico são bem mais sinalizadas q alguns países da Europa…e Na Europa não é todo mundo q pára o carro prá vc atravessar a rua…isso é lenda…

    • pedro tamer

      um dado estatístico relevante:

      http://www.google.com/trends/?q=brazil 

    • Marcelo Fantini Xavier

      Genial, independente de quem fez.. dá pra gente olhar pra algumas coisas que a gente nem percebe que é “nosso”.

    • http://twitter.com/cantuaria Bruno Cantuária

      Acompanho o uhull pelo feed mas é a primeira vez que vejo um post tão fraco e com pensamentos errados. Poderia citar ao menos uns 10 ou 15 itens acima que nada ou tem a ver muito pouco com o Brasil e apenas uns 5 que realmente tem a ver com o Brasil. Ao meu ver essa lista mais parece ter sido criado por alguém alienado ou que apenas colocou seu ponte de vista do que os turistas acham quando na verdade os dados verdadeiros são bem diferentes… aliás, muitos itens aí parecem ter sido colocados apenas para atingir o governo ou fazer propaganda de marcas.

      O autor foi triste neste artigo, que mais parece um email de spam mal feito e calunioso :/

    • Pingback: 35 verdades sobre o Brasil, pelos olhos de um Turista | Jardim Fortaleza - Guarulhos()

    • http://twitter.com/negorommell Carlos Rommell

      Eu gostei é o que os gringos acham e não a verdade – 
      http://www.kitganhedinheiro.net/?3635

    • http://www.facebook.com/fernandoalvescota Fernando Cota

      Muito bom…. mandou bem

    • http://twitter.com/Hugokuma Hugo Okuma

      Fatos! #Fatos!! 

    • rubson

      DESCORDO: nem tudo é verdade, será que num pegaram isso de um e-mail calunioso, morei em LONDRES e lá também por ex: tem mendigos de qualquer idade pedindo esmolas e várias outras coisas erradas pra enumerar, mais não estou preocupado com isso, cada nação tem suas peculiaridades positivas e negativas, o que temos que fazer é respeitar, pois quando vamos visitar outro país, é outro país, outra cultura, outro modo de ver o mundo e a vida, não é a nossa casa e não vejo nada errado em pagar com cartão de crédito ou débito, pra mim é segurança, aqui ou em qualquer lugar do mundo.

    • rubson

      Já que vocês estão abertos a esse debate, abram um post com esse assunto:

      PORQUE O BRASILEIRO FALA TÃO MAL DO BRASIL:

      Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Na Holanda por exemplo, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
      Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

      Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

      Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.

      Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

      Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

      Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em quase todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

      Temos uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa original, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa original, até os portugueses adoram o jeito que falamos.

      Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

      Os dados são 2010 da Antropos Consulting (empresa mundial no ramo de consultoria empresarial):

      1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

      2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

      3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

      4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

      5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

      6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

      7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

      8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

      9. Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

      10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

      11. O Brasil é 1º maior mercado de jatos e helicópteros executivos do mundo.

      Por que a maioria dos Brazucas têm esse vício de só falar mal do Brasil?
      Vou enumerar novamente:

      1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

      2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

      3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

      4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
      5.O Brasil é o único país da américa do sul a participar da estação Internacional da Nasa.

      6. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

      7. A economia Brasileira foi uma das que mais cresceram e se consolidaram no mundo, incluindo nisso os países ricos.

      8. Que apesar de todas as mazelas e corrupção,  o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

      9. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

      10. Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

      11. Somos campeões mundiais em diversas atividades esportivas.

      É! O Brasil é um país abençoado de fato.
      Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

      Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
      Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
      Bendita seja, amada pátria chamada
      Brasil!!

      Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!
      Não somos perfeitos mas ninguém é!

      Rubsom&Betinho
      Em Setembro CD nas Ruas! (Em Uberlândia também tem Hip Hop).

      Baixe o som Miscigenado sou que retrata um pouco disso tudo que foi dito aqui.
      Link:  www.mediafire.com/?88j889u9yay6y5a Contatos para Shows:Fones: (34) 32227327 – (34) 88450276www.myspace.com/rubsomOrkut: Rubsom&betinhoE-Mail: rubsombetinho@gmail.comTwitter: @rubsombetinho

      • http://www.facebook.com/mac.messa Marco Messa

        Descordo do item 3 viu… acho que Minas Gerais e Bahia é onde tem o povo mais solidário. No Rio o que ocorre é justamente o contrário. Não digo todos, mas como nos referimos a maioria, então posso dizer que não são lá muito legais com desconhecidos não.

      • http://www.facebook.com/mac.messa Marco Messa

        Descordo do item 3 viu… acho que Minas Gerais e Bahia é onde tem o povo mais solidário. No Rio o que ocorre é justamente o contrário. Não digo todos, mas como nos referimos a maioria, então posso dizer que não são lá muito legais com desconhecidos não.

      • http://www.facebook.com/mac.messa Marco Messa

        Descordo do item 3 viu… acho que Minas Gerais e Bahia é onde tem o povo mais solidário. No Rio o que ocorre é justamente o contrário. Não digo todos, mas como nos referimos a maioria, então posso dizer que não são lá muito legais com desconhecidos não.

      • Sarah Engelbrecht

        Me desculpa, mas eu nao posso concordar com você em várias dos pontos capitulados. Eu acho ridículo  que você realmente anota que ninguém na Europa tem o hábito de lavar as mãos antes de comer. Eu sou da Alemanha e é normal lavar as maos antes de comer. Além disso tem regulamentos bem estritos com respeito á higiene em qulaquer canto onde vendem e servem comida e bebida. Lavam as maos e até usam luvas. 
        Você está certo quando fala que tem muitos fumantes na Europa, mas deveria se informar melhor… Por exemplo na Alemanha temos até um lei (faz tempo) que protege os não-fumantes! É proibido fumar em prédios públicos (uncluindo universidades, cinemas, restaurantes, estacoes, aeroportos, etc.) e em barzinhos só é permitido se havia quarto fechado semperado para fumantes. Nunca na minha vida vi alguem fumando num elevador… 
        Eu nao sei de onde vem as suas informacoes e os lendo dúvido muito que você já viajou para a Europa! Nao acredite em tudo que as pessoas falam e por favor deixa de publicar informacoes desse tipo, porque nao estao conforme à verdade. Obrigada.

    • http://profile.yahoo.com/5XI6LFZRDDT3V27YA7AMLA37DA Elis

      Para quem ja teve a oprotunidade de morar em outro pais verá que la fora não é esse mar de rosas que se fala….. la existe muita coisa boa mas também outras nem tanto… mas o fato é que nós brasileiros sempre achamos que nosso País não vale nada…. isso é tao errado que estamos sendo os escolhidos para muitos extrangeiros virem moraar aqui….. enfim. precisamos aprender a amar o que temos, e principalmente aprender a melhorar o que não temos.. porque somos acostumados a colocar tudo a culpa no governo, mas somos incapazes de esperar o caminhao do lixo passar, colocamos o lixo na rua mesmo…. é facil cruzar os braços e dizer que o nosso governo não presta!!!!

    • http://www.facebook.com/NandaMuniz Fernanda Muniz Netto

      Alguem tem isso em ingles?! :P

    • Pingback: 35 verdades sobre Brasil()

    • Douglas B.

      Brasil:

      Maior carga tributária do mundo.
      Parlamentares mais caros do mundo.
      Tarifas de telecomunicações (telefonia e internet) mais caras do mundo.
      Energia elétrica mais cara do mundo
      Gasolina mais cara do mundo
      Automóveis mais caros do mundo (com 10% dos itens de segurança de um carro europeu).

      Povo mais alegre, simpático, passivo (e otário) do mundo.

      Isso não é complexo de vira-lata, é a realidade.

    • Douglas B.

      Brasil:

      Maior carga tributária do mundo.
      Parlamentares mais caros do mundo.
      Tarifas de telecomunicações (telefonia e internet) mais caras do mundo.
      Energia elétrica mais cara do mundo
      Gasolina mais cara do mundo
      Automóveis mais caros do mundo (com 10% dos itens de segurança de um carro europeu).

      Povo mais alegre, simpático, passivo (e otário) do mundo.

      Isso não é complexo de vira-lata, é a realidade.

      • http://twitter.com/carlosgaucho Carlos Gaucho

        maior caga tributaria do mundo?? tu anda vendo mta televisao hein 
        http://en.wikipedia.org/wiki/Tax_rates_around_the_world 

        nem vou comentar do resto, confere antes na internet ai 

      • http://twitter.com/carlosgaucho Carlos Gaucho

        maior caga tributaria do mundo?? tu anda vendo mta televisao hein 
        http://en.wikipedia.org/wiki/Tax_rates_around_the_world 

        nem vou comentar do resto, confere antes na internet ai 

      • http://www.facebook.com/people/Andréa-Pauli-J/100000778567943 Andréa Pauli J

        que?
        energia elétrica com certeza nao é a mais cara do mundo; gasolina também nao; nao moro mais no Brasil, mas tenho muito orgulho de ser brasileira.. aqui na Europa já conheci muita gente que procura desculpa pra se queixar das coisas e nao sabe dar valor e feliz com amigos … no Brasil minha visao é diferente. . . as pessoas teriam muito mais motivo pra se lamentar, mas sabem sorrir.. disso eu sinto falta!

      • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000919484466 Danilo Almeida

        É complexo de vira-lata sim ;D

    • Douglas B.

      Brasil:

      Maior carga tributária do mundo.
      Parlamentares mais caros do mundo.
      Tarifas de telecomunicações (telefonia e internet) mais caras do mundo.
      Energia elétrica mais cara do mundo
      Gasolina mais cara do mundo
      Automóveis mais caros do mundo (com 10% dos itens de segurança de um carro europeu).

      Povo mais alegre, simpático, passivo (e otário) do mundo.

      Isso não é complexo de vira-lata, é a realidade.

    • Pingback: 35 verdades ditas sobre o Brasil, pelos olhos de um Turista | Um canceriano sem lar.()

    • Pablo Xavier

      só comentando o post do colega:

      Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária. (hahahahahaha)Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo. (de que adianta se o povo não sabe escolher em quem votar?)Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina. (facebook e orkut, thank you!)No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma. (preferiria nao ter fabrica e ter preço justo nos carros)Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando. (em um sistema mediocre de ensino)O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês. (e as operadoras sufocadas por conta disso oferecem cada dia mais um serviço da mais péssima qualidade)Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas. (idem!)Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano? (itália?? nossa, realmente vamos comparar um país de 190 milhões de habitantes com um de 60 milhões??)
      Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta? (e o que mais rouba!!! grande coisa!!!)
      Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários? (Mais de 70%?? FONTEEEES POR FAVORR)
      O Brasil é o único país da américa do sul a participar da estação Internacional da Nasa. (Tem coisas que não é de se gabar. No que isso muda na vida de um brasileiro trabalhador? NADA!)
      Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo? (Quantidade é diferente de qualidade.)
      A economia Brasileira foi uma das que mais cresceram e se consolidaram no mundo, incluindo nisso os países ricos. (Os “paises ricos” deixaram de crescer, por isso estamos crescendo mais e consolidando.)
      Que apesar de todas as mazelas e corrupção,  o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados? (hahahahahahaha)
      Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? (Não é bem assim.. converse com algum estrangeiro que veio morar aqui. e não apenas passar ferias e ser vítima dos preços abusivos e diferenciados em todo litoral)
      Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando. (hahahahahahahaha)
      Somos campeões mundiais em diversas atividades esportivas. (cuba tbm é, e daí? faz dela um país melhor para seu povo?)

    • http://www.facebook.com/edsonjnovaes Edson Novaes
    • doktorus.untamed

      Patriotas são um saco, pessoas que só falam mal são outro saco. Só pra começar o assunto, isso é uma lista do Brasil na visão de um turista, e não de uma comparação do país com outros países. Segundo, o amigo rubson, postou o comentário exaltando coisas que temos, e difamando outros países, mas esqueceu de citar que boa parte dessa lista não é verdade, a Holanda só de telefonia móvel possui cerca de 6 empresas, e em torno de 3 empresas de telefonia fixa, levando em consideração o tamanho do país é até uma enorme quantidade. Muito diferentemente do que é citado, portugueses possuem demasiado preconceito contra o “português-brasileiro”, morei por 2 anos em Lisboa, e eles têm um terrível costume de corrigir-nos, mesmo sabendo que a diferença é cultural e não um erro propriamente dito, sem contar com as outras várias vezes que me peguei em conversas com amigos portugueses que tiravam sarro da maneira desleixada de falar dos brasileiros. As empresas de software não utilizam o termo “PT-BR” porque não conseguem se comunicar com o cliente final em “PT-PT” o que acontece é que essa separação é extremamente comum com línguas que possuem variações, o mesmo vale pro inglês, é comum ver programas e até sites com “EN-UK” e “EN-US” por exemplo. Ainda posso citar por exemplo, que o “voto eletrônico” já foi por muitas vezes posto em mesa para discussões devido a sua “fragilidade”, muitas vezes associadas a erros de software ou perda de dados que podem prejudicar toda uma votação. A telefonia fixa, móvel e a internet brasileira estão entre as mais caras e com pior serviço do mundo, quando estive na Europa, os preços eram claramente BEM MAIS baratos, por lá 1Mega não passa de 1 euro, e mesmo com a conversão da moeda isso sairia pros brasileiros em torno de 2 reais e pouco. Em alguns locais do nosso país, se paga ainda mais de 100 reais por míseros 600K de internet “banda larga”, podemos ainda citar a péssima cobertura das operadores de telefonia móvel e os serviços mais péssimos ainda das que atuam com telefonia fixa, algumas pessoas chegam a esperar 1 ou 2 semanas pra terem seus telefones consertados.

      Eu poderia citar mais, mas acabaria dando um texto enorme, então irei parar por aqui. Eu amo meu país, sou brasileiro de nascença, e vive a maior parte da minha vida na minha terra, graças a Deus. Mas não sou hipócrita ao ponto de ficar protegendo um país com péssimos serviços, péssimo governo e diversos outros problemas, um texto sobre “o que temos de bom” – mesmo que metade seja uma grande mentira -, não irá ajudar ninguém a melhorar. Não temos que ter orgulho do nosso país apenas, temos que ter vontade de mudá-lo, um ajudando ali e outro aqui, já é bastante coisa. Não seja apenas brasileiro no nome, não fique exaltando as coisas simplesmente por patriotismo barato. Seja brasileiro no nome, na raça e na vontade, mude o nosso país, saiba admitir coisas erradas para que tente mudá-la. Tudo no mundo começou quando alguém decidiu que aquilo estava errado.

      Quanto ao texto, muito bom. Cheio de grandes verdades sobre nosso país.

    • Elton Felipedes de Campos

      Temos que ser conscientes em relação ao Brasil.

      Temos muitos defeitos? Claro.

      Mas porra a quantidade de virtudes que o Brasil tem,  não dá pra se ignorar.

      Temos que criticar os defentos, de modo a tentar melhorar eles, agora o problema é que eu vejo muito “mimimi” e nenhuma solução.

      O povo brasileiro ainda tá engatinhando quando se trata de democracia, se temos “politicos ladrões”, é por que a gente não tem nem 30 anos de democracia, saímos de uma ditadura em 86 galera.

      Acho que agora o povo tinha é que aprender é que nós temos poder, e o país é nosso e não desses merdas engravatados de Brasília.

      Nada de comunismo, socialismo, neoliberalismo, merda nenhuma, precisamos mesmo é de senso crítico, e aprender com os nossos irmãos mais velhos lá na Europa, eles também erram, mas também acertam, nós podemos ver isso e tentar tomar um bom caminho.

      Mas enquanto o brasileiro tiver mais preocupado com o que rola no BBB, ou no Campeonato Brasileiro, a gente nunca vai pra frente….

      Abração amigos…